Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Lei 8.429/92 Espécies de Atos de Improbidade Administrativa

Quanto ao ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos da Lei nº 8429/92, analise as proposições a seguir e a assinale a alternativa correta. 


I -a prática de ato que visa fim proibido em lei ou regulamento ou fim diverso daquele previsto na regra de competência. 

II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. 

III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo. 

IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de quaisquer das entidades referidas no art. 1° da lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado. 

V - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida politica ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

  • A.

    Todas as proposições caracterizam ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.


  • B.

    Somente as proposições constantes dos itens I, II e V caracterizam ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

  • C.

    Somente as proposições constantes dos itens II, III e V caracterizam ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

  • D.

    Somente as proposições constantes dos itens I, II, III e V caracterizam ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

  • E.

    Somente as proposições constantes dos itens I, II e III caracterizam ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.