Direito Administrativo Serviços Público Princípios do Serviço Público

Correlacione os cinco princípios do serviço público com seus requisitos específicos.


( 1 ) Continuidade

( 2 ) Eficiência

( 3 ) Generalidade

( 4 ) Modicidade

( 5 ) Cortesia


( ) O princípio que consagra o direito do cidadão, dentro das modalidades estabelecidas, exigir, tanto da Administração Pública, quanto dos prestadores delegados, a prestação do serviço público, sem se negar a um usuário o que foi concedido a outro, é o da (...).

( ) Apesar de garantido pela Constituição Federal, em seu art. 37, VII, o direito de greve dos servidores públicos só pode ser exercido dentro dos limites definidos em lei, sob pena de ferimento do princípio da (...).

( ) O prestador do serviço público que busca o aperfeiçoamento do serviço, incorporando os melhores recursos e técnicas possíveis, de modo que a execução seja mais proveitosa, com o menor dispêndio, está agindo consoante com o princípio da (...).

( ) O princípio que traduz a preocupação da Administração Pública em estabelecer, em sentido mais amplo possível, o direito do cidadão de receber, do agente público competente, tratamento digno e que respeite os seus direitos como cidadão, é o da (...).

( ) Se um serviço público for tarifado em valor que impeça o usuário de utilizá-lo, em razão de ausência de condições financeiras, excluindo- o do universo de beneficiários, estará ferindo o princípio da (...).


A sequência correta, de cima para baixo, é:


  • A.

    5 - 3 - 4 - 2 - 1

  • B.

    2 - 5 - 1 - 4 - 3

  • C.

    3 - 1 - 2 - 5 - 4

  • D.

    1 - 4 - 5 - 3 - 2

  • E.

    4 - 2 - 3 - 1 - 5