Imagem de fundo

Considere as seguintes informações: I. Dispositivo legal determinava que os crimes hedi...

1
Q1187526
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Considere as seguintes informações:


I. Dispositivo legal determinava que os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo teriam as respectivas penas cumpridas integralmente em regime fechado. O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade do referido dispositivo, ao entendimento de que violava a garantia constitucional da individualização da pena.

II. O Supremo Tribunal Federal compreende que a fidelidade partidária é inerente ao sistema eleitoral proporcional, bem como decorrente da necessidade de filiação partidária para candidatura.

III. O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional lei do Estado da Bahia que criou o município de Luís Eduardo Magalhães, mas não pronunciou a sua nulidade pelo prazo de vinte e quatro meses.


Estes três precedentes

A

resultaram do julgamento de ações diretas, sobretudo porque os respectivos efeitos temporais não poderiam ser modulados em espécies processuais próprias ao controle difuso.

B

conheceram aplicação erga omnes após manifesta ção do Senado Federal.

C

implicaram modificação de entendimento anterior do próprio Supremo Tribunal Federal e, inclusive por isso, os efeitos das inconstitucionalidades reconhecidas foram modulados no tempo.

D

foram superados pela jurisprudência mais recente do Supremo Tribunal Federal.

E

exigiram, para tomada de decisão, maioria absoluta dos membros das respectivas turmas julgadoras.