Imagem de fundo

A infecção relacionada à assistência à saúde é um dos grandes problemas para o cuidado ...

1
Q1160620
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A infecção relacionada à assistência à saúde é um dos grandes problemas para o cuidado do paciente, e sua vigilância e prevenção deve ser prioridade no planejamento estratégico das instituições comprometidas com o cuidado de saúde mais seguro. Partindo da premissa de que a higienização das mãos tem grande impacto nessa ação preventiva, analise as afirmativas abaixo.

1) A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período e é passível de remoção pela higienização simples das mãos.

2) A microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

3) A lavagem das mãos com água e sabonete líquido deve ocorrer sempre que elas estiverem visivelmente sujas ou contaminadas por matéria orgânica (sangue ou outros fluidos corporais).

4) Os produtos alcoólicos para a higienização das mãos devem ser utilizados rotineiramente quando não houver sujidade visível nas mãos, respeitando a técnica e a duração de 40 a 60 segundos.

Estão corretas, apenas:

A

1 e 2.

B

1, 2 e 3

C

1 e 4.

D

3 e 4.

E

2, 3 e 4.