Questão 10284 - Hardware

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Informática Conceitos básicos em Informática Hardware

Em relação a processadores:

  • A.

    As memórias cache constituem extensões da memória RAM. Enquanto a memória cache L1 recebe informações do "barramento de dados" a cache L2 armazena as informações de endereçamento recebidas do "barramento de endereços".

  • B.

    O número de bits é uma das principais características dos processadores e tem grande influência no desempenho. Os processadores mais comuns (Pentium 3 e 4, Athlon XP, Duron etc) operam a 64 bits, enquanto chips antigos, como o 286, operavam com 16 bits. Estes valores correspondem ao trabalho dos circuitos do processador, por isso são chamados de bits internos.

  • C.

    O endereçamento consiste na capacidade que o processador tem de acessar um número máximo de células da memória. Cada célula armazena um byte e, para acessá-la, o processador precisa saber o endereço. Um processador com 64 bits pode acessar até 4 células.

  • D.

    Os microcomputadores, evidentemente, sofreram grandes aperfeiçoamentos ao longo dos anos. No entanto, chegou-se a um ponto em que estes evoluíram de forma tão rápida que a comunicação entre o processador e a memória ficou comprometida em função do surgimento de problemas de sincronismo entre ambos. Uma solução eficiente para este problema foi a inclusão de uma pequena quantidade de memória SRAM no chip do processador para aumentar sua velocidade.

  • E.

    Quando o processador trabalha com a memória, faz uso de um "barramento de endereços", pois, através de um "endereço" é que ele localizará os dados que precisa e que estão armazenados na memória do computador. É também por este barramento que o processador consegue determinar para qual dispositivo serão enviados os dados tratados.