Questões de Concurso de Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto - Língua Portuguesa

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Questão 1190461

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - RS (TJ/RS/RS) 2020

Cargo: Oficial de Justiça / Questão 8

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Frase inicial: “Hoje se dá grande atenção aos espaços verdes na construção de novos condomínios”. 


Acima está uma frase inicial, com uma ideia principal. A seguir colocamos cinco opções de frases, que podem ou não estar relacionadas semanticamente com a ideia principal. 

A única frase que tem relação de sentido com a frase inicial é:

  • A.

    Nas praças há muitos bancos para que os idosos possam descansar;

  • B.

    No Jardim Zoológico há preocupação com o bem-estar dos animais selvagens;

  • C.

    Graças às clareiras urbanas, as crianças podem respirar um ar pouco poluído;

  • D.

    As árvores frutíferas apresentam a vantagem de produzir alimentos para a população mais pobre;

  • E.

    A poluição do ar é combatida principalmente pelas águas oceânicas.

Questão 1210357

Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (Rio Grande do Sul) - RS (CRN 2ª Região/RS) 2020

Cargo: Nutricionista Fiscal / Questão 12

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue os itens de 7 a 16.

No texto, a expressão “Por sua vez” (linha 8) relaciona-se com o período iniciado na linha 5, qual seja, “Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas”, e pode ser substituída por Por seu turno, sem prejuízo gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1210358

Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (Rio Grande do Sul) - RS (CRN 2ª Região/RS) 2020

Cargo: Nutricionista Fiscal / Questão 13

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue os itens de 7 a 16.

Na linha 11, o elemento “Isso” retoma toda a sentença que o antecede, motivo pelo qual pode ser substituído por O que.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1176327

Prefeitura de Piracicaba - SP 2020

Cargo: Professor Substituto de Ensino Fundamental / Questão 11

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Leia o texto para responder às questões de números 07 a 15.


Escola inclusiva


         É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros concordam que há melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência.

         Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.

          A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades.

          Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais – surdez, por exemplo – e intelectuais.

          Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição.

           Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar com pessoal capacitado, em cada estabelecimento, para lidar com necessidades específicas de cada aluno. O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula.

           As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.

          Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência – que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 16.10.2019. Adaptado)pecialista em cada sala de aula.


Considere o seguinte período do texto:


          Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país.

         O sentido expresso pela oração destacada, na relação que estabelece com o restante do enunciado, também pode ser corretamente identificado no trecho destacado em:


  • A.

    ... quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (...), era comum ouvir previsões negativas...

  • B.

    Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.

  • C.

    Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes...

  • D.

    Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos...

  • E.

    ... que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

Questão 1143992

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento - Campinas - SP (SANASA/SP) 2019

Cargo: Analista de Tecnologia da Informação - Análise e Desenvolvimento / Questão 9

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

  • A.

    Ao esmiuçar sua insegurança, Kafka afirmou que nenhuma das coisas e pessoas que conhecia lhes inspiravam confiança, a não ser a terra em que pisava.

  • B.

    A opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka, são poucos os escritores que adota.

  • C.

    Deve ter havido expectativas otimistas de Kafka em relação a sua obra, uma vez que não foi capaz de queimar seus escritos inéditos.

  • D.

    Na cidade de Praga, encontra-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka.

  • E.

    A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita costumam acompanhar os escritores.

Questão 1150762

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2019 (3ª edição)

Cargo: Agente Censitário Operacional / Questão 1

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

“A bike da estudante permaneceu apenas uma hora no bicicletário em frente ao Shopping. O tempo necessário para que dois homens a escolhessem a dedo – tratava-se de um modelo elétrico, com valor estimado de R$5 mil –, violassem o seu cadeado e a levassem dali”. (Zona Sul, 17/08/2019, p. 3)


O texto acima aborda mais um roubo praticado no Rio de Janeiro; sobre a utilização do termo “apenas” nessa notícia, é correto afirmar que:


  • A.

    indica o pouco tempo em que a estudante ficou no Shopping;

  • B. mostra uma crítica indireta à fiscalização do bicicletário;
  • C.

    demonstra a eficiência e o planejamento dos ladrões;

  • D.

    informa que a bicicleta roubada era a única no bicicletário;

  • E.

    insere uma opinião do autor do texto sobre a atuação da polícia.

Questão 1048823

Prefeitura de Arujá - SP 2019

Cargo: Escriturário / Questão 7

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

O vocábulo Mas, no início do segundo parágrafo, sinaliza que a atitude de culpar terceiros por nossas faltas é
  • A. decente.
  • B. louvável.
  • C. inevitável.
  • D. irrelevante.
  • E. reprovável.

Questão 1144354

Ministério Público do Rio de Janeiro - RJ (MPE/RJ) 2019

Cargo: Técnico do Ministério Público - Área Administrativa / Questão 4

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Texto 1


O trecho a seguir é a primeira pergunta de uma entrevista em que o entrevistador (E) questiona a física Cássia Fernandez (CF) sobre criatividade: 

E) – Muito se fala sobre criatividade. Mas qual a definição mais aceita sobre o que é ser uma pessoa criativa?

(CF) – Existem definições gerais de criatividade, utilizadas pelo senso comum, mas não existe um consenso no mundo acadêmico. À medida que as pesquisas se aprofundam, vemos que o tema é mais e mais complexo. Contudo, não se pode abrir mão de buscar tornar essa definição mais precisa para que as estratégias educacionais sejam mais efetivas.

A afirmação inadequada sobre o texto 1 é:

  • A.

    por conveniência, a ação de falar sobre a criatividade não é atribuída a pessoa alguma;

  • B. pela pergunta do entrevistador, deduz-se que há uma série de definições sobre criatividade;
  • C.

    o senso comum, segundo CF, é um bom indicador de qualidade acadêmica de uma definição;

  • D.

    as estratégias educacionais receberiam grande ajuda a partir de uma boa definição do que seja criatividade;

  • E.

    à medida que as pesquisas se aprofundam, verifica-se a grande complexidade do tema.

Questão 1151910

Ministério Público de São Paulo - SP (MPE/SP) 2019 (3ª edição)

Cargo: Auxiliar de Promotoria - Área: Administrativa / Questão 15

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Fundamental

Leia o poema para responder às questões de números 10 a 15.

Um boi vê os homens

Tão delicados (mais que um arbusto) e correm e correm de um para o outro lado, sempre esquecidos de [alguma coisa.

Certamente falta-lhes não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres e graves, por vezes. Ah, espantosamente graves, até sinistros. Coitados, dir-se-ia que não escutam nem o canto do ar nem os segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível e comum a cada um de nós, no espaço. E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade. Toda a expressão deles mora nos olhos – e perde-se a um simples baixar de cílios, a uma sombra. Nada nos pelos, nos extremos de inconcebível fragilidade, e como neles há pouca montanha, e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e [necessárias.

Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o

[translúcido vazio interior

que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos

                                                                            [e agônicos:

desejo, amor, ciúme (que sabemos nós), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água, e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.

(Carlos Drummond de Andrade. Reunião: 10 livros de poesia. Ed. José Olympio. São Paulo, 1977).

Considere o trecho do poema:

“Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto)

e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o

                                                  [translúcido vazio interior

que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons

                                                     [absurdos e agônicos...”

As palavras destacadas estabelecem, respectivamente, sentido de

  • A.

    modo e afirmação.

  • B.

    inclusão e tempo.

  • C.

    lugar e negação.

  • D.

    dúvida e intensidade.

  • E.

    exclusão e ordem.

Questão 1144486

Ministério Público do Rio de Janeiro - RJ (MPE/RJ) 2019

Cargo: Técnico do Ministério Público - Área Administrativa / Questão 27

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Texto 5 


 “No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde fazer ecoar sua voz. 

Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.

Empoderamento educacional, Ivan Aguirra 



O sinal gráfico do texto 5 que mostra seu sentido de forma correta é:

  • A.

    as aspas indicam que o trecho selecionado é de grande importância para o texto;

  • B. os parênteses com pontos em seu interior indicam que algo foi censurado no texto original;
  • C.

    os parênteses com palavras em seu interior indicam a presença de uma informação esquecida anteriormente;

  • D. as letras maiúsculas no início de Paquistão e Educação foram empregadas pelo mesmo motivo;
  • E.

    os pequenos travessões que destacam por meio das novas tecnologias inserem uma nova informação no texto.