Imagem de fundo

O texto mostra que

1
Q615510
Teclas de Atalhos
Compartilhar

O texto mostra que

A

o mundo rural do Nordeste açucareiro não era infenso à cultura letrada, como o comprovam os ancestrais de José Lins do Rego que eram escritores, de quem ele herdou o talento para recriar literariamente a região onde nasceu.

B

a obra de José Lins do Rego, a despeito de suas grandes qualidades como documento de determinada época, é relativamente datada, pois o escritor não conseguiu subtrair-se à influência exercida pela fa mília e pela região natal.

C

o livro de estreia de José Lins do Rego, embora publicado por uma editora desconhecida, foi a sua obra de maior sucesso, tendo vendido dois mil exemplares, marca que não seria atingida nas obras seguin tes publicadas por renomada editora.

D

as histórias que compõem o “Ciclo da Cana-de-Açúcar” são inteiramente fictícias, pois a atividade criadora de José Lins do Rego teria suplantado as influências familiares e aquelas advindas da região onde nascera.

E

as experiências de escritores que viviam no tempo de José Lins do Rego e as de escritores do passado concorrem para a obra do escritor paraibano, sem contar o que ela deve às próprias origens do autor.