

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto para as questões 9 e 10
1 A palavra biossegurança, segundo o Conselho de
Informações sobre Biotecnologia, é uma junção da expressão
“segurança biológica”, que é voltada para o controle e a
4 minimização de riscos advindos da exposição, da manipulação
e do uso de organismos vivos que podem causar efeitos
adversos ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Ao
7 adotarmos procedimentos específicos para evitar ou minimizar
os riscos de atividades potencialmente perigosas que envolvem
organismos vivos, estaremos aplicando a biossegurança.
10 Os profissionais atuantes nas atividades de uma
unidade de biossegurança estão expostos a variados riscos
relacionados à organização do processo de trabalho, à
13 exposição a agentes físicos e químicos e, principalmente, à
exposição e ao manejo de material biológico. Os riscos do
manejo de material biológico são os grandes responsáveis pela
16 periculosidade e pela insalubridade desse ambiente.
O controle de infecção e a prevenção contra riscos de
acidentes de trabalho são realizados por meio do emprego de
19 medidas de precaução como forma de prevenir a contaminação
direta ou cruzada e os acidentes ocupacionais. A elaboração de
um programa de controle de infecção efetivo deve seguir um
22 conjunto de medidas técnicas e básicas com o objetivo
principal de prevenir e proteger os profissionais de saúde, os
usuários, suas famílias e o meio ambiente contra as doenças
25 infectocontagiosas e os acidentes ocupacionais.
Internet: <www.saude.es.gov.br> (com adaptações).
Considerando que cada uma das opções abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido original do texto, também preserva a correção gramatical.
“O controle de infecção (...) medidas de precaução” (l.17-19): O controle de infecção e a prevenção contra riscos de acidentes de trabalho é realizado por meio do emprego de medidas de precaução.
“A elaboração de um programa (...) técnicas e básicas” (l.20-22): Deve-se seguir um conjunto de medidas técnicas e básicas na elaboração de um programa de controle de infecção efetivo.
“Ao adotarmos (...) aplicando a biossegurança” (l.6-9): Se adotamos procedimentos específicos que evitam ou minimizam os riscos de atividades potencialmente perigosas, que envolvem organismos vivos, estamos aplicando a biossegurança.
“Os profissionais atuantes (...) de material biológico” (l.10-14): Os profissionais atuantes nas atividades de uma unidade de biossegurança estão expostos a variados riscos relacionados a organização do processo de trabalho, a exposição a agentes físicos e químicos e, principalmente, a exposição e o manejo de material biológico.
“Os riscos do manejo (...) a insalubridade desse ambiente” (l.14-16): Os riscos do manejo de material biológico são as maiores fontes de periculosidade e insalubridade desse ambiente.