Questão 654005 - Compreensão e Interpretação de Texto
Concurso: Empresa de Saneamento de Goiás S.A. - GO (SANEAGO/GO) 2013
Cargo: Administrador
Banca: Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)
Nível: Superior
Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Texto
Para garantir a coesão textual, sem recorrer a repetições desnecessárias do vocábulo desperdício, o autor lançou mão de alguns recursos no período O mapa do desperdício revela que na Região Norte 51,55% de toda água tratada acaba se perdendo, enquanto na Região Nordeste o índice fica em 44,93%, na Região Centro-Oeste está em 32,59% e no Sudeste é de 35,19%.. Marque a alternativa que explica corretamente um desses recursos.
-
A.
Na 2ª oração, acaba se perdendo substitui, por uma relação de equivalência de sentido, o termo O mapa e, consequentemente, do desperdício.
-
B.
Na 2ª oração, acaba é o elemento responsável pela retomada de do desperdício.
-
C.
Na 3ª oração, logo após índice, o autor suprime o termo do desperdício, por entender que esse termo está subentendido.
-
D.
Na 4ª oração, o autor opta pelo emprego do sujeito indeterminado para deixar subentendido que está refere-se a o índice do desperdício.
-
E.
Na 5ª oração, não ocorre o emprego de mecanismos coesivos.