Imagem de fundo

– Não é necessário – respondeu ela. – Eu mesma lhe darei uma boa lição. Deixe o caso co...

– Não é necessário – respondeu ela. – Eu mesma lhe darei uma boa lição. Deixe o caso comigo. Nesse trecho, o narrador se vale do discurso direto para apresentar três frases ditas por Narizinho. Se optasse, porém, por reunir sob a forma do discurso indireto as frases da personagem num único período, teria de manter as estruturas sintáticas originais e completá-las com os conectivos típicos da construção indireta.

Nesse caso, o resultado da transposição seria o seguinte:

A

Narizinho pediu a Tom Mix que deixasse o caso com ela, pois não era necessário atirar no Rabicó, já que ela mesma preferia dar uma boa lição no maroto.

B

Narizinho disse que não havia necessidade de fazer aquilo, pois preferia tomar a frente do caso e dar uma boa lição no Rabicó.

C

Narizinho respondeu que não era necessário, pois ela mesma lhe daria uma boa lição, e pediu a Tom que deixasse o caso com ela.

D

Narizinho respondeu a Tom Mix que era necessário dar uma boa lição naquele maroto e que preferia que o caso ficasse consigo.

E

Narizinho disse que não era necessário atirar no Rabicó e que preferia deixar o caso consigo pois tinha vontade de dar-lhe uma boa lição.