Imagem de fundo

Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estab...

Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estabelecem, assinale a alternativa correta.

A

O vocábulo consciência poderia substituir o termo sublinhado no período “Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil.” (linhas de 1 a 3), pois ocorre entre eles uma relação de sinonímia.

B

A oração sublinhada no período “‘Sem essa política, não construímos o doador do futuro.’” (linhas 7 e 8) tem sentido contrário ao da redação Com a ausência dessa política, pois os vocábulos “Sem” e Com são antônimos.

C

As construções “Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários” (linha 13) e Yêda reivindica a falta de doadores voluntários veiculam informações semelhantes, pois, em cada uma das situações, o verbo expressa a insatisfação do sujeito com a “falta de doadores voluntários”.

D

A locução sublinhada no período “’É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela construção através de, já que ambas remetem à mesma ideia.

E

As construções sublinhada no período “Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de ‘obter vantagens’.” (linhas de 27 a 29) introduzem, respectivamente, a mesma ideia expressa pelas estruturas Como se não bastasse isso e em consonância com.