Considerando-se a função dos parágrafos na estruturação do texto, é adequado afirmar:
A
no 1º parágrafo, recrimina-se o antigo uso escolar de se apresentarem aos alunos textos ultrapassados e sem valor, que desagradavam
a todos.
B
no 2º parágrafo, faz-se uma digressão acerca das dificuldades e do esforço inútil que faziam os alunos diante de textos
que não lhes cativavam a atenção.
C
no 3º parágrafo, sugere-se que os alunos sejam convidados a um esforço de leitura, diante de textos que representem um
desafio à acomodação que neles se estimula.
D
nos dois primeiros parágrafos, a leitura de clássicos antigos é vista como um sacrifício que o aluno precisa assumir para
vencer seu desinteresse pelos temas mais profundos.
E
nos três parágrafos, desenvolvem-se as medidas que, segundo o autor, deveriam ser adotadas para um maior aprimoramento
do nível de leitura dos alunos.