Imagem de fundo

Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como da Constituição Federa...

Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como da Constituição Federal, garantem o lugar da ciência na construção permanente da democracia. Nesta última, o artigo 27, item 1, afirma que ''todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios''. Mas, como falar de participação, sem amparar a ciência? Como mobilizar a sociedade para valorizar a criação e formação científica que há de beneficiar a todos no que se refere a trabalho, emprego e renda? Como mobilizar a classe empresarial para investir efetivamente no campo que mais frutifica, embora os resultados não sejam imediatos?

(Adaptado de Roseli Fischmann, Ciência, democracia e direitos, Correio Braziliense, 26/01/2004)

Assinale a afirmação que não retoma, ainda que parcialmente, idéia colocada no texto em forma de interrogação.

A
É preciso saber como mobilizar os empresários para investirem na área da produção do saber.
B
Não se sabe se está claro que é de todos o direito a usufruir as artes e participar do progresso científico e de seus benefícios.
C
Apesar de os resultados das pesquisas não aparecerem de imediato, é preciso saber como convencer os empresários da necessidade de investimentos nesse campo.
D
É necessário amparar a ciência para assegurar o direito de falar em participação.
E
É preciso descobrir formas de mobilizar a sociedade para valorizar a criação e a formação científica, fonte de trabalho, emprego e renda.