Imagem de fundo

“Ler ou escrever um texto é muito mais do que apenas compreender ou organizar palavras ...

“Ler ou escrever um texto é muito mais do que apenas compreender ou organizar palavras em frases e parágrafos. É algo que envolve um amplo mecanismo a partir do qual o pensamento e as pretensões comunicativas do autor se apresentam para reflexão e avaliação do leitor.” (2º §)

Nesse sentido, é importante que as aulas de sintaxe abordem não só as relações sintáticas entre os constituintes da oração, bem como os mecanismos por meio dos quais o pensamento seja expresso com clareza e coerência.

Considerando-se nos períodos abaixo as relações de sentido empregadas para expressão do pensamento, aquele em que a estruturação sintática apresenta coesão, mas está mal construído por falta de coerência, é:

A

Malgrado os péssimos resultados dos alunos, visto que não se dedicavam aos estudos, a escola continuava a investir na formação deles.

B

Caso houvesse necessidade de aulas de revisão, a fim de preparar os alunos para os exames, os professores estavam à disposição da escola.

C

Conquanto todos estejam firmes no propósito de ajudar os alunos, os resultados podem não ser satisfatórios, haja vista as lacunas existentes desde a alfabetização.

D

O professor, porquanto não fosse obrigado a responder às perguntas dos alunos, a todos atendia com atenção e carinho.

E

A indisciplina dos alunos era tanta que foi necessário a direção tomar algumas providências, antes que o problema se tornasse insolúvel.