Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Texto Coesão e coerência

Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.

Assinale a opção que representa uma paráfrase textual e gramaticalmente correta de trecho do texto.

  • A.

    Linhas 4 a 9: Cumpre associar o indivíduo ao poder industrial, ou seja o trabalhador ao processo de autoridade, inobstante excluir alguém de uma parcela do poder é forçosamente exclui-lo dos benefícios deste poder.

  • B.

    Linhas 9 a 13: Portanto, todos deviam e devem ter direito a uma parte dos resultados da vida social por que, somente quando necessário, deve haver diferenças no bem comum.

  • C.

    Linhas 14 a 20: Os privilégios econômicos são contrários à verdadeira sociedade democrática conquanto os benefícios que um homem pode obter do processo social, em função de seu poder de consumo – o que é resultado de seu poder de propriedade.

  • D.

    Linhas 22 a 27: De acordo com as circunstâncias históricas, o próprio conceito de liberdade redefine-se através dos séculos, segundo o desenvolvimento das forças econômicas, e aquela, só existirá quando baseada na segurança e na igualdade.

  • E.

    e) Linhas 32 a 35: É necessário que a sociedade se estruture não sobre a exploração, mas sobre a cooperação, a fim de que a liberdade exista realmente e os homens sejam, de fato, livres.