Imagem de fundo

Uma atividade desenvolvida com frequência nas aulas de linguagem consiste em solicitar ...

Uma atividade desenvolvida com frequência nas aulas de linguagem consiste em solicitar que o aluno reescreva trechos narrativos expressos em discurso direto, passandoos para o discurso indireto e redigindo-os de acordo com as normas da língua padrão. Dos itens abaixo, nos quais foram reescritos falas do texto 3 para o discurso indireto, aquele em que a redação apresenta alteração de sentido em relação ao original é:

A

“- Oi, Varum, como vai? A sua noiva está se arrumando. Ela já desce. Senta aí um pouquinho. Tira o capacete...” -> Opai da moça saudou o futuro genro, disse-lhe que a filha estava se arrumando e não demoraria, e ainda sugeriu lhe que se sentasse e tirasse o capacete.

B

“Ela não lhe disse? Nós vamos acampar.” -> O futuro genro estranhou a pergunta, indagando ao pai se a filha não lhe dissera que iam acampar.

C

“Acampar? Só vocês dois?” -> O pai aborreceu-se com a resposta e quis saber, indignado, se os dois iam acampar sozinhos.

D

“- Oi, Varum. O que é que você e papai estão conversando?” -> A filha chegou, saudou o namorado e quis saber sobre qual assunto os dois conversavam.

E

“- Oi, papai. Não tem perigo nenhum. Nem cobra. E qualquer coisa o Varum me defende. Eu Jane, ele Tarzan.” -> A filha tentou despreocupar o pai, dizendo-lhe que não havia perigo algum e que, em caso de alguma necessidade, o namorado a defenderia, como se ele fosse o Tarzan e ela a Jane.