Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Texto Reescrita de frases e parágrafos do texto

Observe atentamente cada par de frases correlacionadas. A segunda apresenta uma alteração / transformação da primeira num aspecto indicado entre colche-tes.

Assinale a opção em que a transformação gerou uma construção incorreta do ponto de vista da norma padrão:

  • A. Acende-se a luz racional lá no Iluminismo e vem até hoje. [plural] Acendem-se as luzes racionais lá no Iluminismo e vêm até hoje.
  • B. A pós-modernidade talvez seja uma reação a esse quadro desolador. [pretérito imperfeito do subjuntivo] A pós-modernidade talvez fosse uma re-ação a esse quadro desolador.
  • C. “Enquanto nos deleitamos com essa vida esquizofrênica e lúdica, deixamos no caixa do capitalismo tardio (iluminista / racional) o nosso mais precioso bem: a individualidade.” [Futuro do subjuntivo + futuro do indicativo] Enquanto nos deleitarmos com essa vida esquizofrênica e lúdica, deixaremos no caixa do capitalismo tardio (iluminista / racional) o nosso mais precioso bem: a individualidade.
  • D. Há, sem dúvida, grave crise cultural que desemboca em crise de modernidade. [pretérito imperfeito + plural]  Haviam, sem dúvidas, graves crises culturais que desembocavam em crises de modernidade.