Língua Portuguesa Literatura

Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:

1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.

2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.

3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.

4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.

Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1, 2 e 4. apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.