Língua Portuguesa Classes de palavras (classes gramaticais) Conjunções

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões 6, 7, 8 e 9 a seguir.


Tecnologia pode afetar positivamente a educação (TOMBORELLI, Paula) (adaptado)


Desafios e oportunidades estão por vir no sistema educacional brasileiro. (...) Mas, o que pode mudar? A começar pela cultura educacional, estimular não somente o ensino cognitivo e intelectual, como também o desenvolvimento socioemocional, de modo que, juntos, sirvam de princípio para transmitir valores, conhecimentos e habilidades.


Uma novidade no ensino médio é que até 20% da carga horária do curso diurno poderá ser ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), chegando a 30% no curso noturno. Este modelo está em alta no Brasil (em cursos superiores e corporativos), portanto, ter contato com os dois métodos desde cedo ajudaria os estudantes a optarem entre o presencial ou o EAD ao ingressarem na universidade.


Em ambos os casos, estimular o uso de outras tecnologias seria um passo importante, pois trata-se de uma oportunidade para as escolas se adequarem a novos formatos e modernizarem seus modelos de ensino, o que proporcionaria mais igualdade na distribuição da educação.

A partir da leitura atenta do texto e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    No trecho a seguir “estimular não somente o ensino cognitivo e intelectual”, a expressão destacada tem o sentido adversativo.

  • B.

    No trecho a seguir “portanto, ter contato com os dois métodos desde cedo ajudaria os estudantes a optarem”, a expressão destacada tem o sentido conclusivo.

  • C.

    No trecho a seguir “ou o EAD ao ingressarem na universidade.”, a expressão destacada tem o sentido alternativo.

  • D.

    No trecho a seguir “pois trata-se de uma oportunidade para as escolas”, a expressão destacada tem o sentido explicativo.