Imagem de fundo

Com base na norma-padrão e considerando as questões linguísticas referentes ao texto, a...

Com base na norma-padrão e considerando as questões linguísticas referentes ao texto, assinale a alternativa correta.

A

Caso o autor resolvesse excluir o artigo sublinhado na oração “A todos é necessária a previdência” (linha 1), o adjetivo “necessária” deveria permanecer na forma feminina e no singular.

B

Se o autor fosse solicitado a substituir os vocábulos sublinhados, no trecho “É necessária aos novos, porque desejam chegar a velhos” (linhas 4 e 5), pelas respectivas formas femininas, a nova redação deveria ser É necessária às novas, porque desejam chegar à velhas.

C

O emprego do sinal indicativo de crase continuaria a ser inviável caso o pronome alguma fosse anteposto ao substantivo “mudança” (linha 7).

D

A hipotética substituição do termo “Os velhos, os pobres, os doentes e os infortunados” (linha 8) pela construção O grupo de velhos, pobres, doentes e infortunados tornaria obrigatório manter o verbo da oração na terceira pessoa do plural.

E

No lugar da construção “sem a previdência” (linhas 8 e 9), o autor poderia, do ponto de vista da colocação pronominal, empregar corretamente a redação que nunca precaveram-se.