Língua Portuguesa Morfossintaxe do período Análise sintática

A multidão indignada é, por sua vez, uma catástrofe. Tomada por um furacão de pulsões, ela atropela, esmaga, lincha. A indignação trava as forças racionais. Alimentada pelas paixões, usa uma aparência de razão como fole para soprar nas brasas. Está claro, aceita só argumentos que servem a reforçar e ampliar seu domínio. É feita de radicalismos.

Sobre o trecho acima reproduzido, em seu contexto, afirma-se com correção:

  • A. A expressão por sua vez sinaliza que um específico paralelismo está desenvolvido no texto, paralelismo que correlaciona dois tipos de situação em que a indignação se instala.
  • B. O segmento Tomada por um furacão de pulsões expressa a consequência das ações indicadas no mesmo período.
  • C. A sequência ascendente ela atropela, esmaga, lincha denota sucessão inevitável em episódios de violência praticada coletivamente.
  • D. O segmento que servem a reforçar e ampliar seu domínio caracteriza argumentos, mencionando qualidades que são acessórias, dispensáveis, portanto, ao sentido que deve ser atribuído à frase.
  • E. A declaração É feita de radicalismos refere-se estritamente ao que se enuncia em A multidão indignada é, por sua vez, uma catástrofe, pois nenhuma outra frase cita atitude extrema.