Imagem de fundo

Tendo em vista os aspectos sintáticos, referindo-se aos mecanismos de construção do enu...

Tendo em vista os aspectos sintáticos, referindo-se aos mecanismos de construção do enunciado, analise o período em destaque: “Poderia ter consumido R$ 40 milhões se as autoridades não tivessem percebido o esquema a tempo de interrompê-lo.” (5º§). A afirmativa verdadeira acerca de tal construção está indicada em:
A
Tendo em vista a concordância com o sujeito, a expressão “poderia ter consumido” pode ser substituída por “consumiriam”.
B
No período, existem sujeitos cujas funções semânticas são distintas, sendo um deles o agente e os outros dois, pacientes do processo.
C
O sujeito de uma das orações do período não tem indicação de pistas desinenciais do verbo, mas pode ser recuperado no contexto.
D
Nas orações compostas por locuções verbais, não ocorre o preenchimento do lugar sintático do sujeito, sendo assinalada sua existência pela flexão verbal.
E
O emprego da terceira pessoa do plural em uma das orações do período indica a indeterminação do sujeito tendo em vista a intenção da omissão de sua identidade.