Imagem de fundo

Assinale o trecho do texto em que, na transcrição, foi inserido erro gramatical.

Assinale o trecho do texto em que, na transcrição, foi inserido erro gramatical.

A

Hoje, a elevação da taxa de crescimento da economia só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade de avanço das importações.

B

Na atual conjuntura de grave restrição externa, a elevação sustentada da taxa de crescimento da economia - acompanhada do aumento simultâneo do investimento e do saldo comercial - só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade em que avançam as importações.

C

O País marcou passo no que se refere à sua pauta de exportações, concentrando as receitas nos produtos cujas vendas crescem menos quando a demanda externa aumenta (commodities agrícolas e industriais) e tornando as exportações mais dependentes de países (América Latina) que estão em recessão ou com problemas graves de financiamento do balanço de pagamentos.

D

A desvalorização cambial vai, é claro, melhorar o lucro dos exportadores e permitirem uma concorrência em preços, mas o real mais fraco não estimula necessariamente o crescimento do valor das exportações e ainda encarece as importações.

E

As dificuldades vão além do estímulo à produção corrente e à ocupação da capacidade já instalada. A dilaceração de algumas cadeias produtivas pelo "real forte" e a longa estagnação dos investimentos nos anos 80 e 90 só serão reparadas com o aumento imediato e discriminado dos gastos na formação da nova capacidade.