Texto CB1A3-I
1 Sentado na salinha da rua de São Bernardo, Chico
Bento conversava com Conceição e a avó sobre o futuro, o seu
incerto futuro que a perversidade de uma seca entregara aos
4 azares da estrada e à promiscuidade miserável dum
abarracamento de flagelados.
Tristemente contou toda a fome sofrida e as
7 consequentes misérias.
A morte de Josias, afilhado do compadre Luís
Bezerra, delegado do Acarape, que lhes tinha valido num dia
10 bem desgraçado! — a morte do Josias, naquela velha casa de
farinha, deitado junto de uma trave de aviamento, com a
barriga tão inchada como a de alguns paroaras quando já estão
13 para morrer...
E aquele caso da cabra, em que — Deus me perdoe!
— pela primeira vez tinha botado a mão em cima do alheio...
16 E se saíra tão mal, e o homem o tinha posto até de
sem-vergonha, e ele tão morto, tão sem coragem, que o que fez
foi ficar agachado, aguentando a desgraça...
19 Os olhos da moça se enchiam de água, e
comovidamente dona Inácia levantou os óculos, passando o
lenço pelas pálpebras.
22 O vaqueiro continuou a falar, no mesmo jeito
encolhido, estirando apenas, uma vez ou outra, o braço
mirrado, para vergastar o ar numa imagem de miséria mais
25 aguda, ou de desespero mais pungente...
Depois era a fuga do Pedro, e aquela noite na estrada
em que a mulher, estirada no chão, com o Duquinha de banda,
28 todo o tempo arquejou, variando, sem sentidos, como quem
está para morrer.
E ele de cócoras, junto dela, com os dois outros
31 meninos agarrados nas pernas, não teve forças nem de se
mexer, de caçar um recurso, nem de, ao menos, tentar descobrir
um rancho...
34 Agora, felizmente, estavam menos mal. O de que
carecia era arranjar trabalho; porque a comadre Conceição bem
via que o que davam no Campo mal chegava para os meninos.
37 Conceição concordou:
— Eu sei, eu sei, é uma miséria! Mas você assim,
compadre, tão fraco, lá aguenta um serviço bruto, pesado, que
40 é só o que há para retirante?!
Ele alargou os braços, tristemente:
— A natureza da gente é que nem borracha... Havendo
43 precisão, que jeito? Dá pra tudo...
Rachel de Queiroz. O quinze. Rio de Janeiro:
José Olympio, 2012 (com adaptações).
Seriam preservados a correção gramatical e o sentido original do texto caso os travessões empregados no quarto parágrafo, para efeito de ênfase, fossem substituídos por parênteses ou por vírgulas.
Certo
Errado