Imagem de fundo

Com base no trecho a seguir, analise as afirmações que estão logo após esse e assinale ...

Com base no trecho a seguir, analise as afirmações que estão logo após esse e assinale a alternativa correta.


___Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso.

___Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa história, por que podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve.

___[...].

___Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos. A diferença soou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, enfim de não coincidência comigo mesma.

___[...].

___Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vive-lo como valor em nosso cotidiano.

A

Assim como a palavra inserção, a lacuna presente em preten__ão deve ser preenchida com ç, posto que ambos os vocábulos são derivados de verbos inserir e pretender respectivamente.

B

A construção ''por isso mesmo'' anuncia que se irá explicitar uma causa.

C

A expressão ''círculo vicioso'' poderia ser substituída por ''ciclo vicioso'' sem que isso implicasse alteração semântica, já que círculo e ciclo são sinônimos.

D

Em ''pode ser considerado (1) pelo outro (2) algo desrespeitoso'', os termos em destaque exercem sintaticamente, respectivamente, as funções de agente da passiva e de predicativo do sujeito.

E

Em '' A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos [...] Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento.'', os termos em destaque exercem a função sintática de adjunto adnominal.