Questão 203843 - Morfossintaxe do período

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Língua Portuguesa Morfossintaxe do período

Assinale a opção sintaticamente correta.

  • A. Durante os setenta anos da história imperial brasileira, o velho sonho do paraíso, que alimentou a vontade dos primeiros colonizados, foram sendo substituídos pela utopia da "modernização", uma idealização explícita do modelo socieconômico das potências da Europa do norte, e mais tarde do modelo da sociedade norte-americana.
  • B. Até a crise mundial de 1930, o país foi fiel ao livrecambismo e seguiu uma trajetória de crescimento e modernização restrita as suas áreas exportadoras.
  • C. O Brasil não era um domínio da Inglaterra (como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia), mas estava submetido ao seu sistema monetário e financeiro e à Doutrina Monroe, que foi formulada, de fato, por Castlereagh, ministro de Relações Exteriores inglês.
  • D. Mais tarde, no período da transição para a hegemonia norte-americana, o país foi forçado a adotar uma posição defensiva, começando o caminho de construção de uma economia nacional de que só consolidou depois da Segunda Guerra Mundial.
  • E.

    O Brasil não ocupou posição relevante na geo-política da Guerra Fria, embora manteve um alinhamento quase automático com a política internacional norte-americana, ocupando, durante esse período, a posição de principal sócio econômico dos Estados Unidos na periferia sul-americana.

    (José Luís Fiori, Um país ao sul dos impérios, Correio Braziliense, 22/07/2001)