Questão 206135 - Morfossintaxe do período

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Língua Portuguesa Morfossintaxe do período

Indique a opção em que o texto foi transcrito com problemas de estruturação sintática.

  • A. Assim como em "Os Trabalhadores", de que predomina e dá direção do trabalho é a visão política e social do fotógrafo. Para Salgado, o centro do êxodo moderno está nas populações mais pobres e deserdadas.
  • B.

    A violência do sistema econômico contemporâneo é o agente que direciona o movimento das câmeras do fotógrafo em milhares de películas tradicionais, numa era aclamada pela globalização e pela transmissão digital de imagens num mundo virtual.

  • C.

    Contar a história da humanidade em trânsito é, como diz o próprio fotógrafo, uma história perturbadora. Mais ainda com o foco de atenção voltado para os refugiados, os favelados, os humilhados, os fugitivos da pobreza, da repressão, da guerra.

  • D.

    Por seis anos, Salgado andou dos campos de refugiados às favelas urbanas. Presenciou momentos históricos de Kosovo, Eldorado dos Carajás e Ruanda, ícones do extermínio contemporâneo, produzindo lembranças fotográficas de que a globalização não é, e não será, a solução.

  • E.

    Mesmo com um cenário mundial desesperador, as imagens dos livros de Sebastião Salgado fazem pensar que o fotógrafo acredita e tem esperanças na humanidade. São imagens pungentes, delicadas, realçadas pela qualidade e dramaticidade do preto-e-branco, numa crença absoluta de que a reflexão virá com a exposição do problema da maneira mais ampla possível.

    (Gazeta Mercantil, 8 e 9/4/2000, p.13, com adapta­ções)