Imagem de fundo

ADIAR PRIORIDADES SÓ CRIA MAIS PROBLEMASCortar gastos, pagar dívidas, fazer regime, ir ...

ADIAR PRIORIDADES SÓ CRIA MAIS PROBLEMAS


Cortar gastos, pagar dívidas, fazer regime, ir ao dentista. Para quase todo mundo, isso é bastante desagradável. Por que então não deixar para depois? Eu também costumo adiar o que não me traz prazer ou o que, penso, dará muito trabalho. Outro dia, li um interessante exemplo criado pelo inesquecível escritor americano Mark Twain: imagine que, por algum motivo de saúde, você seja obrigado a comer um sapo vivo, grande e melado.

Não há escolha, é preciso comer para sobreviver, uma questão de vida ou de morte. Quando você vai querer comer esse sapo? Vai deixá-lo sobre a mesa do escritório? Em cima da pia da cozinha até que surja um pouquinho de vontade? Na sacada do apartamento, enquanto você pensa sobre o assunto? Ou vai sair para o boteco com os amigos para esquecer o problema? Tudo isso só aumentará seu grau de insatisfação. Aposto que você não encontrará mais prazer na vida. Ficará imaginando qual é o sabor daquele sapo nojento.

A melhor saída? Engolir o sapo o mais depressa possível. O anfíbio não vai ficar com gosto melhor depois de alguns dias. Por isso, é bom enfrentar logo o problema. Comendo o sapo agora você vivenciará a mesma experiência desagradável que teria ao comê-lo daqui a 50 dias. Só que, ao resolver a questão imediatamente, você vai se livrar do estresse de ficar pensando no sapo. Depois de comê-lo ele não habitará mais seus pensamentos.


Mauro Halfeld, Época, 22/10/2007


"Depois de comê-lo, ele não habitará mais seus pensamentos"; se fossem dois sapos, em lugar de um, a forma dessa mesma frase deveria ser alterada para:

A

Depois de comê-lo, eles não habitarão mais seus pensamentos;

B

Depois de comê-los, eles não habitarão mais seus pensamentos;

C

Depois de comê-los, ele não habitará mais seus pensamentos;

D

Depois de comê-lo, eles não habitará mais seus pensamentos;

E

Depois de comê-los eles não habitará mais seus pensamentos.