Imagem de fundo

Considerando que cada um dos fragmentos apresentados nas opções seguintes são partes su...

Considerando que cada um dos fragmentos apresentados nas opções seguintes são partes sucessivas de texto adaptado da revista CartaCapital (ano 18, n.º 736, 20/2/2013), assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto.

A

Segundo o governo, o atual Código Brasileiro de Mineração é permissivo nas concessões de minas, já que, embora a exploração depende de autorização, bastam aos interessados justificar os pedidos.

B

A permissão é gratuita, repassada ao primeiro que a reivindicar, e, uma vez concedida, dura enquanto o indivíduo viver, a empresa existir ou a mina não se esgotar.

C

O Palácio do Planalto planeja editar, até o fim de março uma medida provisória para modernizar a legislação e elevar a cobrança de royalties do setor de mineração.

D

O governo ainda não definiu as novas alíquotas, mas deseja ao menos triplicarem os valores arrecadados em relação a 2012, quando os cofres públicos receberam 1,8 bilhões de reais das mineradoras.

E

A promessa é de que, a exemplo do que tenta fazer com os recursos do petróleo, investir o dinheiro extra prioritariamente em educação.