Questões de Concurso de Construção do conhecimento - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1176395

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 32

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Contreras (2002), ao analisar a autonomia dos professores, afirma que a autonomia profissional não só define a necessidade de mediar interesses, mas também de uma distância crítica em relação aos interesses da comunidade. Para o autor, a autonomia profissional

  • A.

    propicia uma liberdade ao professor de modo que não tenha que prestar contas sobre suas decisões em sala de aula.

  • B.

    faz com que a prática do professor em sala de aula seja permeada pela reprodução dos valores da sociedade.

  • C.

    passa a ser o elemento condutor de toda a dependência do professor e da comunidade escolar às ideologias do Estado.

  • D.

    revela o que os professores são como profissionais e o que o ensino é como prática real e concreta.

  • E.

    faz com que o ensino ultrapasse as limitações ao estabelecer um compromisso com valores educativos.

Questão de Concurso - 1181217

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.

  • A.

    Um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para que se alcance satisfatoriamente uma boa interação nos aspectos socioemocionais.

  • B.

    O processo cognoscitivo se refere aos vínculos afetivos entre professor e aluno.

  • C.

    A autoridade docente deve cercear a relação educativa, de modo que os alunos se tornem dependentes do professor.

  • D.

    A interação professor-aluno é fundamental para a organização da situação didática e para que se atinjam os objetivos do processo de ensino-aprendizagem.

  • E.

    O trabalho docente deve ser unidirecional, pois, dessa forma, são reduzidas as dificuldades que os alunos encontram para assimilar os conhecimentos.

Questão de Concurso - 1138271

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 33

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Quando o tema é Princípios e Finalidades da Educação Escolar Pública, são numerosas, e valiosas, as contribuições de Paulo Freire, como as que estão contidas no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2011). Nas palavras de Freire, nos itens “Ensinar exige pesquisa” e “Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”, “pensar certo, em termos críticos, é uma exigência que os momentos do ciclo gnosiológico vão pondo à curiosidade que, tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transita da ingenuidade para o que venho chamando ‘curiosidade epistemológica’ ”.

Essa transição implica o compromisso do educador “com

  • A.

    o ensino de todo o conteúdo programado”.

  • B.

    o combate às falsas visões ideológicas”.

  • C.

    a consciência crítica do educando”.

  • D.

    a memorização do que foi ensinado”.

  • E.

    a eliminação do senso comum”.

Questão de Concurso - 1177819

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 26

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A composição da jornada de trabalho do professor da rede estadual, em efetiva regência de classe envolve, além das aulas, a participação nas Atividades Complementares com o objetivo de promover o trabalho coletivo e por área, destinada à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada Unidade Escolar. Desse modo, a participação nas Atividades Complementares é

  • A.

    facultativa aos professores em efetiva regência nas Atividades Complementares, em dia e hora determinados pela direção da Unidade Escolar, cabendo ao Coordenador Pedagógico atender em momentos alternativos o grupo docente a ser supervisionado, sem prejuízo da carga horária destinada à efetiva regência de classe.

  • B.

    de livre escolha dos professores, e determinadas pela Coordenação Pedagógica, assim como os agrupamentos destinados a se encontrarem durante as Atividades Complementares para preparação e avaliação do trabalho didático, para as reuniões pedagógicas e para o aperfeiçoamento profissional.

  • C.

    determinada pela Secretaria Estadual de Educação, bem como a agenda dos encontros de Atividades Complementares, incluindo dias e horários por área e disciplina, ficando a critério de cada escola a agenda de reuniões de pais, Conselhos Escolares e Associação de Pais e Mestres.

  • D.

    uma opção de cada professor em efetiva regência, podendo dispor da carga horária destinada às Atividades Complementares para executar a recuperação paralela dos estudantes de sua turma, ou de outras turmas da escola, reagrupadas segundo dificuldades específicas de aprendizagem.

  • E.

    obrigatória a todos os professores em efetiva regência nas Atividades Complementares, em dia e hora determinados pela direção da Unidade Escolar, sendo essas atividades supervisionadas pelo Coordenador Pedagógico, sem prejuízo da carga horária destinada à efetiva regência de classe.

Questão de Concurso - 1195317

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 13

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor é totalmente responsável pelo processo de ensino e aprendizagem.

  • B.

    O professor é responsável pela transferência de conhecimentos.

  • C.

    O professor deve ter uma postura crítica, porém disciplinar diante do estudante.

  • D.

    O professor deve ter uma postura crítica quanto a realidade e aberta ao diálogo.

  • E.

    O professor é um transmissor de conhecimentos e o estudante é o receptor.

Questão de Concurso - 1201813

Concurso Agente de Combate a Endemias 2019

Questão 12

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

Associe a base conceitual da prática educativa à sua descrição. 


Base conceitual 

1. Participação 

2. Educação popular 

3. Mobilização social 

4. Educação permanente  

Descrição 

( ) É ser sujeito e ator, é assumir o controle social. 

( ) É promover a participação do sujeito, potencializando sua criatividade e autonomia.

( ) É convocar o grupo em prol de um objetivo comum, sob um sentido e interpretações comuns. 

 A sequência correta dessa associação é

  • A.

    1, 2, 3.

  • B.

    2, 1, 3.

  • C.

    3, 2, 4.

  • D.

    4, 2, 1.

Questão de Concurso - 1202808

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 32

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

O fracasso escolar possui causas variadas que podem se relacionar a elementos econômicos, ideológicos ou pedagógicos. Cada um desses elementos apresenta uma lista de fatores que os possibilita. 


Analisando o fracasso escolar, da perspectiva pedagógica, pode-se dizer que um professor que busca sua superação

  • A.

    diferencia o ensino de modo que cada estudante vivencie situações que o levem à aprendizagem com o uso de atividades complementares.

  • B.

    ensina a todos os alunos da mesma maneira e ao mesmo tempo porque todos têm direito de apreender os conteúdos na mesma profundidade.

  • C.

    sugere que a escola enturme os alunos de acordo com seus conhecimentos e com seu desenvolvimento, para favorecer a didática.

  • D.

    defende a mudança do currículo da escola, para garantir que todos possam aprender, minimamente, o que está colocado neste documento.

Questão de Concurso - 1202823

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 39

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

O registro das atividades da classe, avaliativas ou não, é muito importante tanto do ponto de vista da aprendizagem quanto da comunicação dos resultados. Por este motivo, cabe ao professor manter registro das atividades da classe e apresentá-lo quando solicitado, como em reuniões, por exemplo. 


Em reuniões de Pais e Mestres, após entrega do registro das atividades da classe, o professor deve, EXCETO

  • A.

    ouvir os pais com relação às suas preocupações.

  • B.

    ajudar os pais a compreender o progresso de seus filhos na escola.

  • C.

    falar do comportamento em sala de aula de cada criança, detalhando suas dificuldades.

  • D.

    responder as perguntas mais gerais sobre o que os alunos estão aprendendo em sala de aula.

Questão de Concurso - 1203506

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 28

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

No tocante à formação de docentes, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A formação de docentes precisa buscar metodologias que possibilitem a construção da identidade profissional do professor em sua formação inicial e continuada.

II – Como todo profissional da educação, o educador infantil necessita compreender-se principalmente como um sujeito que aprende, sabendo que o seu fazer docente se constrói com base em reflexões, análises e reconstruções acerca de si mesmo.

III – A inserção do professor na realidade escolar – o relacionamento estabelecido com os educandos, com as famílias destes, com os outros profissionais envolvidos e com a comunidade escolar –, de forma integrada, é uma maneira de qualificar sua prática e, assim, possibilitar eixos condutores qualitativos para um processo qualitativo pautado nos princípios de uma educação emancipadora e libertadora.

  • A.

    Apenas o item I é verdadeiro.

  • B.

    Apenas o item II é verdadeiro.

  • C.

    Apenas o item III é verdadeiro.

  • D.

    Apenas os itens I e III são verdadeiros.

  • E.

    Todos os itens são verdadeiros.

Questão de Concurso - 1213274

Concurso Professor de Educação Básica 2019

Questão 21

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

A identidade profissional docente diz muito sobre manter ações, atitudes e práticas. Por isso, é importante compreender suas constituições identitárias para melhor entendimento de suas relações com todos os envolvidos no processo educacional. 


Informe se é verdadeiro ou (V) falso (F) o que se afirma sobre a identidade profissional docente. 

( ) A identidade profissional do professor se transforma com as relações que trava, com o passar do tempo, com a sociedade e com as exigências impostas a esse profissional. 

( ) A identidade do profissional docente é semelhante a um sacerdócio, visto que ambos têm uma missão.

( ) Percebe-se que antigas concepções identitárias ainda estão presentes na atualidade. 

( ) A identidade docente não se constrói apenas nas instituições de formação, mas também por meio da experiência desse profissional com o exercício do ofício. 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A.

    V; F; V; V.

  • B.

    F; F; V; V.

  • C.

    V; V; F; F.

  • D.

    F; V; F; F.