Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Construção do conhecimento

António Nóvoa considera que a escola precisa mudar institucionalmente, pois o contexto em que os professores exercem as suas atividades influencia fortemente o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, sugere que o professor veja a escola não só como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. O autor considera que a atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem a partir de uma reflexão partilhada entre os colegas, que têm lugar na escola e nascem do esforço de encontrar respostas para problemas educativos.

O autor completa: “É no espaço de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação. Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.”

Nesse sentido, identidades isoladas, construídas historicamente pelos docentes precisam ser superadas em busca de uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência do coletivo profissional.

Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:

  • A.

    agir conforme a sua formação e a orientação da escola.

  • B.

    estar sempre atento às tendências pedagógicas inovadoras.

  • C.

    recusar o individualismo em busca de novas práticas de ensino.

  • D.

    compartilhar seu planejamento com a equipe pedagógica.

  • E.

    participar de capacitações e palestras oferecidas pela SME.