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António Nóvoa considera que a escola precisa mudar institucionalmente, pois o contexto ...

António Nóvoa considera que a escola precisa mudar institucionalmente, pois o contexto em que os professores exercem as suas atividades influencia fortemente o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, sugere que o professor veja a escola não só como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. O autor considera que a atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem a partir de uma reflexão partilhada entre os colegas, que têm lugar na escola e nascem do esforço de encontrar respostas para problemas educativos.

O autor completa: “É no espaço de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação. Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.”

Nesse sentido, identidades isoladas, construídas historicamente pelos docentes precisam ser superadas em busca de uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência do coletivo profissional.

Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:

A

agir conforme a sua formação e a orientação da escola.

B

estar sempre atento às tendências pedagógicas inovadoras.

C

recusar o individualismo em busca de novas práticas de ensino.

D

compartilhar seu planejamento com a equipe pedagógica.

E

participar de capacitações e palestras oferecidas pela SME.