Questões de Concurso de Didática e o processo de ensino e aprendizagem - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1116050

Concurso Professor 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental 2019

Questão 11

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. As atividades desenvolvidas no Ensino Fundamental devem estimular o aluno a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

II. No Ensino Fundamental, o espaço de aprendizagem se restringe à escola, sendo dispensável propor atividades que ocorram fora dela. A programação deve contar com passeios, excursões, teatro, cinema, visitas a fábricas, marcenarias, padarias, enfim, com as possibilidades existentes em cada local e as necessidades de realização do trabalho escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D. As duas afirmativas são falsas.

Questão de Concurso - 992384

Concurso IFF-RJ Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Questão 35

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade. Nessa tendência, a atuação da escola consiste
  • A. em educar o aluno para atingir sua plena realização por meio de seu próprio esforço; sendo assim, as diferenças de classe social não devem ser consideradas, e toda a prática escolar é desvinculada do cotidiano do aluno.
  • B. na formação de atitudes, razão pela qual a escola deve enfatizar mais os problemas psicológicos que os pedagógicos ou sociais.
  • C. em considerar o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente mediante associações e exercícios de fixação.
  • D. em ultrapassar os limites da pedagogia, da sala de aula e da escola, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.
  • E. na preparação do aluno para o mundo adulto, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Questão de Concurso - 1020388

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 69

Instituto Quadrix

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca das tendências pedagógicas.

A tendência liberal tecnicista atribui à escola o papel de modeladora de comportamentos, a fim de formar sujeitos acríticos para o mercado de trabalho.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1020402

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 83

Instituto Quadrix

Nível Superior

Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. O pensamento vygotskyano defende a origem social dos processos psicológicos superiores.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 964958

Concurso SEDUC Professor - Área: Ciências 2017

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os próximos itens, relativos à metodologia de ensino de ciências.

O estímulo ao diálogo e à discussão em sala de aula acerca dos temas de ciências facilita o aprendizado, por permitir que os alunos empreguem a linguagem da ciência.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 964959

Concurso SEDUC Professor - Área: Ciências 2017

Questão 98

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os próximos itens, relativos à metodologia de ensino de ciências.

A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 853164

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Atividades 2016

Questão 46

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 853165

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Atividades 2016

Questão 47

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 853166

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Atividades 2016

Questão 48

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 842235

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Enfermagem 2016

Questão 54

Instituto Quadrix

Nível Superior

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas.
  • C. Certo
  • E. Errado