Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Segundo Telma Weisz, boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:

• os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;

• os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;

• a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;

• o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

De acordo com o ponto de vista da autora, podemos pensar que, para uma boa situação de aprendizagem, as crianças

  • A.

    precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e o professor deve planejar boas situações para as crianças memorizarem o conteúdo.

  • B.

    precisam aprender os conteúdos escolares, diferentes dos que existem fora da escola.

  • C.

    precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e a circulação de informações deve estar garantida.

  • D.

    não podem enfrentar problemas que envolvam conteúdos que ainda não foram ensinados.

  • E.

    precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e o professor deve evitar que as crianças conversem entre si.