Segundo Telma Weisz, boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
• os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
• os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;
• a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;
• o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
De acordo com o ponto de vista da autora, podemos pensar que, para uma boa situação de aprendizagem, as crianças
precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e o professor deve planejar boas situações para as crianças memorizarem o conteúdo.
precisam aprender os conteúdos escolares, diferentes dos que existem fora da escola.
precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e a circulação de informações deve estar garantida.
não podem enfrentar problemas que envolvam conteúdos que ainda não foram ensinados.
precisam acionar os seus conhecimentos prévios, e o professor deve evitar que as crianças conversem entre si.