Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

A relação com o saber é relação com o tempo. A apropriação do mundo, a construção de si mesmo, a inscrição em uma rede de relações com os outros o aprender requerem tempo e jamais acabam (...). Esse tempo não é homogêneo, é ritmado por momentossignificativos, por ocasiões, por rupturas; é o tempo da aventura humana, a da espécie, a do indivíduo. Segundo Jussara Hoffmann, para a aprendizagem

  • A.

    não pode haver impaciência por parte do educador, pois é importante considerar um espaço coletivo e definir um tempo médio de aprendizagem.

  • B.

    é preciso que o professor aprenda a transmitir o conhecimento de forma eficiente para que o aluno possa assimilá-lo de forma mais rápida e sistemática.

  • C.

    é necessário que o ensino se constitua num processo contínuo de aquisições de informação e de conhecimento para que se obtenha um tempo comum entre os alunos.

  • D.

    não há como delimitar tempos fixos, porque é um processo permanente, de natureza individual, experiência singular de cada um.

  • E.

    a organização do tempo precisa ser construída coletivamente, para que entre os alunos se estabeleçam tempos mínimos e máximos para a realização das atividades.