Leia o seguinte caso: Toda manhã, nos quinze minutos iniciais da aula de uma turma de 6a série, a professora solicitava aos alunos que contassem uma história que assistiram no noticiário da televisão ou leram no jornal. Um aluno de 12 anos, com deficiência intelectual [nota do autor] e autismo tinha dificuldades para participar das discussões em sala. Foi recomendado à mãe que assistisse todas as noites a um noticiário de televisão e olhasse figuras de jornal, explicando ao filho a que se referiam. Ela também foi solicitada a treinar com ele uma história a cada noite, para que ele pudesse compartilhá-la com a turma no dia seguinte. Dessa forma, o aluno tinha algo a dizer quando o professor pedia voluntários para contar uma história (Stainback; Stainback, 1999). De acordo com esses mesmos autores, pode-se afirmar que
a funcionalidade precisa ser ampliada para incluir habilidades acadêmicas.
o currículo funcional é aquele que contempla atividades de vida diária
as solicitações feitas para a mãe são mecânicas e pouco efetivas
o currículo para o aluno com deficiência deve ser essencialmente diferente.
as habilidades prévias são essenciais na definição das atividades funcionais.