Questão 1077390 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Concurso: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - SP (SEE/SP) 2010 (3ª edição)
Cargo: Professor de Educação Básica II - Área Educação Especial (Especialidade: Deficiente Mental)
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Leia o seguinte caso: Toda manhã, nos quinze minutos iniciais da aula de uma turma de 6a série, a professora solicitava aos alunos que contassem uma história que assistiram no noticiário da televisão ou leram no jornal. Um aluno de 12 anos, com deficiência intelectual [nota do autor] e autismo tinha dificuldades para participar das discussões em sala. Foi recomendado à mãe que assistisse todas as noites a um noticiário de televisão e olhasse figuras de jornal, explicando ao filho a que se referiam. Ela também foi solicitada a treinar com ele uma história a cada noite, para que ele pudesse compartilhá-la com a turma no dia seguinte. Dessa forma, o aluno tinha algo a dizer quando o professor pedia voluntários para contar uma história (Stainback; Stainback, 1999). De acordo com esses mesmos autores, pode-se afirmar que
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A.
a funcionalidade precisa ser ampliada para incluir habilidades acadêmicas.
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B.
o currículo funcional é aquele que contempla atividades de vida diária
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C.
as solicitações feitas para a mãe são mecânicas e pouco efetivas
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D.
o currículo para o aluno com deficiência deve ser essencialmente diferente.
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E.
as habilidades prévias são essenciais na definição das atividades funcionais.