Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino de Matemática era aquela em que o professor apresentava o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, e pressupunha que o aluno aprendia pela reprodução. Considerava- se que uma reprodução correta era evidência de que ocorrera a aprendizagem. Essa prática de ensino mostrou-se ineficaz, pois a reprodução correta poderia ser apenas uma simples indicação de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não apreendeu o conteúdo. (...) 

Além da interação entre professor e aluno, a interação entre alunos desempenha papel fundamental na formação das capacidades cognitivas e afetivas. Em geral, exploram-se mais o aspecto afetivo dessas interações e menos sua potencialidade em termos de construção de conhecimento. 


Trabalhar coletivamente, por sua vez, supõe uma série de aprendizagens, EXCETUANDO-SE:

  • A.

    Perceber que além de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.

  • B.

    Saber explicitar o próprio pensamento e tentar compreender o pensamento do outro.

  • C.

    Discutir as dúvidas, assumir que as soluções dos outros fazem sentido e persistir na tentativa de construir suas próprias ideias.

  • D.

    Estabelecer parâmetros entre fórmulas e raciocínios, para que se cumpra o objetivo de descrever resoluções de formas bem elementares para problemas com mais de duas operações.

  • E.

    Incorporar soluções alternativas, reestruturar e ampliar a compreensão acerca dos conceitos envolvidos nas situações e, desse modo, aprender.