Imagem de fundo

O planejamento educacional consiste em uma das principais atividades do professor. Seu ...

O planejamento educacional consiste em uma das principais atividades do professor. Seu trabalho se efetiva em um ciclo de ações numa perspectiva dinâmica, ativa e processual. O professor deve organizar o seu projeto de ensino de modo que contemple os princípios presentes no projeto político pedagógico escolar e as características da classe, possibilitando a apreensão crítica e significativa dos conhecimentos científicos pelos estudantes. Nesta perspectiva, a aula (ou o conjunto das aulas) deve apresentar as seguintes características:

A

exposição oral pelo professor, aplicação de exercícios para fixar a aprendizagem proposta pelo livro didático, prova escrita.

B

contextualização e problematização do tema, abordagem interdisciplinar, recursos didáticos e metodologia diversificados, avaliação diagnóstica e processual.

C

apresentação de um conteúdo pelo professor, proposição de uma lista de exercícios, arguição oral para verificação da aprendizagem.

D

sondagem dos conhecimentos dos alunos utilizandose uma prova-surpresa, exposição e debate de um tema, avaliação somativa.