Imagem de fundo

No contexto atual, espera-se que instituições de ensino e educadores ajudem os educando...

No contexto atual, espera-se que instituições de ensino e educadores ajudem os educandos a aprender a pensar, a refletir, a adquirir estruturas mentais para a aprendizagem autônoma e a dominar os conceitos científicos básicos das diferentes áreas do conhecimento. Para criar e organizar um trabalho pedagógico crítico e comprometido com estes objetivos, uma das alternativas é o projeto de ensinoaprendizagem. Segundo Vasconcelos (2002), a característica principal desse projeto é a seguinte:

A

o desenvolvimento individual das atividades de pesquisas bibliográficas propostas pelo professor, com vistas à maior produtividade dos alunos.

B

a definição do marco referencial, doutrinal e operativo pelo professor ou pela equipe pedagógica responsável pela disciplina curricular.

C

a análise de necessidades; definição do problema ou da temática; explicação dos objetivos; conteúdo; metodologia; avaliação; recursos e registro.

D

a inflexibilidade na escolha da temática, na distribuição das tarefas entre os participantes e dos procedimentos metodológicos e avaliativos.