Imagem de fundo

A teoria de desenvolvimento psicossocial, construída pelo psicanalista Erik Erikson, di...

A teoria de desenvolvimento psicossocial, construída pelo psicanalista Erik Erikson, diz que o crescimento psicológico acontece em estágios e fases e tem relação com a interação da pessoa com o meio em que vive. Os estágios são constituídos por crise psicossocial entre vertente positiva e vertente negativa. Esta teoria compreende oito estágios, um dos quais se refere à fase da adolescência. Assinale-o.

A

Iniciativa/culpa: o indivíduo já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode fazer. Neste estágio, existe a preocupação com a aceitabilidade dos comportamentos, desenvolvimento de capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e curiosidade.

B

Identidade/confusão de identidade: o indivíduo adquire uma identidade psicossocial – necessita entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua singularidade. Dentre os fatores que contribuem para a confusão de identidade tem-se a perda de laços familiares, a falta de apoio no crescimento e as dificuldades em lidar com mudança.

C

Produtividade/desespero: é favorável uma integração e compreensão do passado vivido. Virtude social desenvolvida: sabedoria.

D

Confiança/desconfiança: o indivíduo adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em relação ao mundo que o rodeia, através da relação que tem com a mãe.

E

Autonomia/dúvida e vergonha: caracterizado por uma contradição entre a vontade própria (os impulsos) e as normas e regras sociais que o indivíduo tem que começar a integrar. Manifesta-se nos porquês, no procurar fazer as coisas sozinho.