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Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discr...

Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia. Quão longe delas nos achamos quando vivemos a impunidade dos que matam meninos nas ruas, dos que assassinam camponeses que lutam por seus direitos, dos que discriminam os negros, dos que inferiorizam as mulheres. [...] Não têm nada que ver com o bom senso que regula nossos exageros e evita as nossas caminhadas até o ridículo e a insensatez.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 17.


O trecho da obra de Paulo Freire destaca que as variadas formas de preconceito e discriminação ofendem o ser humano e negam a democracia. Para o autor, os educadores devem ser agentes de transformação da realidade por meio do tratamento digno a todos os seres humanos, respeitando a diversidade e criando condições para a superação das desigualdades históricas do nosso país.


Uma proposta educativa condizente com essa perspectiva é o(a)


A

projeto pedagógico que corrobore com as distinções sociais de gênero, refletindo os papéis historicamente determinados pela sociedade.

B

formação de sistemas de monitoramento, em tempo real, para impedir quaisquer tipos de preconceito e discriminação no ambiente escolar.

C

criação de classes diferenciadas por níveis de rendimento escolar, a fim de que aos estudantes mais pobres seja oferecida organização curricular mais enxuta e acessível.

D

elaboração de projetos que promovam a valorização de conhecimentos e de culturas não hegemônicos, possibilitando a difusão de diferentes saberes e experiências humanas.