Questão 1129491 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Concurso: Colégio Pedro II 2018
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Banca: Colégio Pedro II (Colégio Pedro II)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Segundo Carminatti e Borgess (2012), entre as décadas de 20 a 40 a avaliação relacionava-se diretamente com o significado de medida; entre os anos 50 e 70, como alcance de objetivos; entre 60 e 80, avaliação como subsídio ao julgamento (p.168). Para elas, um dos desafios da educação contemporânea é a superação dos resquícios trazidos de geração a geração, por meio de uma ressignificação dos pressupostos teóricos metodológicos e epistemológicos que permeiam a avaliação da aprendizagem (p. 173).
CARMINATTI, S. S. H.; BORGESS, M. K. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade (2012). Disponível em: https://www.fcc.org.br. Acesso em: 10 set. 2018.
Na perspectiva das autoras, ressignificar a avaliação da aprendizagem é
-
A.
incrementar o controle do processo de aprendizagem e das práticas pedagógicas.
-
B.
hierarquizar as etapas de desenvolvimento da aprendizagem.
-
C.
intensificar práticas dialógicas e mediadoras.
-
D.
sistematizar os institutos do exame e das provas.