Imagem de fundo

Segundo Carminatti e Borgess (2012), “entre as décadas de 20 a 40 a avaliação relaciona...

Segundo Carminatti e Borgess (2012), “entre as décadas de 20 a 40 a avaliação relacionava-se diretamente com o significado de medida; entre os anos 50 e 70, como alcance de objetivos; entre 60 e 80, avaliação como subsídio ao julgamento” (p.168). Para elas, “um dos desafios da educação contemporânea é a superação dos resquícios trazidos de geração a geração, por meio de uma ressignificação dos pressupostos teóricos metodológicos e epistemológicos que permeiam a avaliação da aprendizagem” (p. 173).

CARMINATTI, S. S. H.; BORGESS, M. K. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade (2012). Disponível em: https://www.fcc.org.br. Acesso em: 10 set. 2018.


Na perspectiva das autoras, ressignificar a avaliação da aprendizagem é


A

incrementar o controle do processo de aprendizagem e das práticas pedagógicas.

B

hierarquizar as etapas de desenvolvimento da aprendizagem.

C

intensificar práticas dialógicas e mediadoras.

D

sistematizar os institutos do exame e das provas.