Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Os textos abaixo serão utilizados para responder às questões 11 e 12:

Texto 1

Segundo J. Carlos Libâneo, “educar (em latim, educare) é conduzir de um estado para outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre os seres vivos sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio”.

Texto 2

“Cada povo tem um processo de educação pelo qual transmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituições como a escola. No entanto, nem sempre o homem reflete especificamente e de maneira rigorosa sobre o ato de educar”.

Texto 3

“A revalorização da profissão de magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Tornar os cursos de magistério momentos efetivos de reflexão sobre a educação é condição para a superação meramente burocrática em que mergulham muitos desses cursos”.

ARANHA,M. Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (p. 50, 108, 152 )

Analisando os textos I, II e III, assinale as afirmativas utilizando (V) para as verdadeiras, e (F) para as falsas:

I. ( ) O texto I refere-se ao ato de educar, presumindo a interligação entre três componentes: um agente, uma mensagem transmitida e um educando. Neste sentido, a educação deve ser compreendida inserida no contexto histórico-social.

II. ( ) O segundo texto aborda a importância de uma educação flexível, na qual os direitos às diferenças, à educação e à cultura se alimentam historicamente das mesmas raízes democráticas.

III. ( ) O terceiro texto aponta para a relevância na formação de professores, podendo-se destacar três aspectos: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política.

  • A. F, F, V
  • B. F, V, F
  • C. V, V, V
  • D. V, F, V