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No livro O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade, organizado por Almeida...

No livro O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade, organizado por Almeida e Placco (2015), encontram-se interessantes contribuições para uma reconstrução crítica da educação escolar, que, orientada pelo trabalho de coordenação pedagógica, leve em conta a realidade multicultural e socialmente desigual, caminhando no sentido de assegurar a todos os estudantes aprendizagens significativas e construção de identidades sadias. O artigo de André e Dias sobre a relação do coordenador pedagógico com a formação do professor para a diversidade articula contribuições de diversos autores e sintetiza-as numa proposta de método de formação apoiada “no pressuposto de que a finalidade do processo de ensino-aprendizagem não é a transmissão de conteúdos prontos, mas sim a formação de sujeitos autônomos, capazes de compreender a realidade que os cerca e agir sobre ela.” Essa concepção concretiza-se, segundo as autoras, na metodologia da pesquisa que tem vantagens óbvias na formação dos professores, das quais, “uma bastante evidente é a possibilidade de que o professor

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atribua maior valor a seu trabalho, reivindicando melhores salários e melhores condições para exercê-lo”.

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consiga atualizar-se continuamente nos conteúdos que deve ministrar aos alunos”.

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substitua sua ideologia pelas conclusões das pesquisas que realizou”.

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queira retornar à universidade para aprimorar-se profissionalmente”.

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venha a reproduzir em sua sala de aula o mesmo tipo de prática vivenciada em seu processo de formação”.