Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

No livro O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade, organizado por Almeida e Placco (2015), encontram-se interessantes contribuições para uma reconstrução crítica da educação escolar, que, orientada pelo trabalho de coordenação pedagógica, leve em conta a realidade multicultural e socialmente desigual, caminhando no sentido de assegurar a todos os estudantes aprendizagens significativas e construção de identidades sadias. O artigo de André e Dias sobre a relação do coordenador pedagógico com a formação do professor para a diversidade articula contribuições de diversos autores e sintetiza-as numa proposta de método de formação apoiada “no pressuposto de que a finalidade do processo de ensino- aprendizagem não é a transmissão de conteúdos prontos, mas sim a formação de sujeitos autônomos, capazes de compreender a realidade que os cerca e agir sobre ela.” Essa concepção concretiza-se, segundo as autoras, na metodologia da pesquisa que tem vantagens óbvias na formação dos professores, das quais, “uma bastante evidente é a possibilidade de que o professor

  • A.

    atribua maior valor a seu trabalho, reivindicando melhores salários e melhores condições para exercê-lo”.

  • B.

    consiga atualizar-se continuamente nos conteúdos que deve ministrar aos alunos”.

  • C.

    substitua sua ideologia pelas conclusões das pesquisas que realizou”.

  • D.

    queira retornar à universidade para aprimorar-se profissionalmente”.

  • E.

    venha a reproduzir em sua sala de aula o mesmo tipo de prática vivenciada em seu processo de formação”.