Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Leia o texto para responder às questões de números 45 e 46.


Na obra Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens, Fernandes (2008) examina duas das tradições que têm predominado na literatura referente à avaliação da aprendizagem dos alunos: a francófona e a anglo-saxônica. São perspectivas que diferem em vários aspectos, dentre os quais, destaca-se o feedback.

Quanto aos estudiosos anglo-saxônicos, Fernandes (2008) apoia-se em Sadler (1989, 1998) para afirmar que “a avaliação formativa é vista como um processo eminentemente pedagógico, muito orientado e controlado pelos professores, destinado a melhorar as aprendizagens dos alunos”. Assim sendo, o feedback apresenta-se como “um conceito central na visão anglo-saxônica de avaliação formativa, chegando mesmo a confundir-se com esta”. Segundo tal perspectiva, por meio do feedback, “os professores comunicam aos alunos o seu estado em relação às aprendizagens e às orientações, que, supostamente, os ajudarão a

  • A.

    permanecer estudando, mesmo quando desinteressados pela disciplina”.

  • B.

    manter o status quo, isto é, a realidade em que estão inseridos”.

  • C.

    ultrapassar eventuais dificuldades”.

  • D.

    aceitar, sem revolta, as notas baixas que porventura obtiverem”.

  • E.

    reforçar as respostas esperadas pela escola”.