Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Isaneide Domingues (2015) contribui significativamente para a compreensão da coordenação pedagógica e seu papel na formação continuada dos profissionais que trabalham na escola, a partir de pesquisa que, motivada pela sua própria atuação como coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino de São Paulo, deu voz, também, a quatro outras coordenadoras desse município. Concordando com Libâneo (2003), o qual cita, a autora afirma que cabe ao coordenador pedagógico “a difícil tarefa de auxiliar o professor no desenvolvimento do trabalho pedagógico de modo a contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, construindo e administrando situações de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos alunos, por meio

  • A.

    da reflexão e da investigação”.

  • B.

    de orientações individualizadas aos professores”.

  • C.

    de módulos de conteúdos próprios às lacunas da formação inicial”.

  • D.

    da monitoria das aulas dos professores novatos”.

  • E.

    de treinamentos específicos a pequenos grupos”.