Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

“[...] aprender é ser capaz de expressar o conteúdo com as próprias palavras, aplicá-lo a situações concretas de vida; é ser capaz de generalizações e casos particulares; é, enfim, desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento, usando-o de forma significativa” (Lúcia Moysés).

Desta forma, entende-se que a aprendizagem só se concretiza quando é compreendida pelo aluno, ou seja, quando o que é ensinado se torna visível, concreto em sua mente e prático em sua vida.

Um processo produtivo de interação entre professor, aluno e aprendizagem só irá ocorrer se quem conduz o processo souber caminhar na direção desejada, o que implica na reconstrução do saber.

Segundo a autora Lúcia Moysés, o professor deve criar um clima de constante desafio e estimular a curiosidade do aluno para ir sempre além do que já conhece e domina, oferecendo aquilo que ele não está esperando no momento.

Nesse sentido, o papel dos professores é:

  • A.

    debater com os colegas e a equipe pedagógica sobre o planejamento coletivo.

  • B.

    intensificar as ações de recuperação paralela e aulas de apoio pedagógico.

  • C.

    estudar os diferentes métodos de ensino e escolher um que seja mais adequado.

  • D.

    repensar, modificar e diversificar as metodologias que se aplicam nas salas de aula.

  • E.

    facilitar a aprendizagem para os alunos, através de jogos de memória.