Imagem de fundo

O primeiro passo para um ensino de qualidade é definir os objetivos a serem atingidos. ...

O primeiro passo para um ensino de qualidade é definir os objetivos a serem atingidos. Desse modo, o professor poderá organizar seu plano de avaliação e, logo em seguida, desenvolver atividades que permitam aos alunos atingir os objetivos relacionados ao que se pretende ensinar.


Com relação à definição dos objetivos a serem atingidos, é correto afirmar que

A

cada uma das decisões dos professores sobre as atividades desenvolvidas, a maneira de organizar as aulas e os materiais que serão utilizados dispensam a relação com os objetivos.

B

como a formação escolar do aluno deve ser integral, a escola necessita definir tanto os objetivos que traduzem capacidades cognitivas, quanto aqueles que expressam outras capacidades ligadas à sua formação enquanto cidadão.

C

a escola precisa trabalhar exclusivamente com os objetivos que traduzem as capacidades cognitivas que pretende atingir, uma vez que essa ação melhora a qualidade das aprendizagens e, consequentemente, a da escola.

D

mesmo quando não há definição dos objetivos, os professores conseguem desenvolver com clareza o seu papel, promover a qualidade nas aprendizagens dos alunos, avaliar sua intervenção e ser coerentes com a função social da escola.