Questão 557894 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Concurso: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - MG (SEE/MG) 2012
Cargo: Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem
O desenvolvimento psicomotor é
-
A.
uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.
-
B.
um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.
-
C.
um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.
-
D.
um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.