A

Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.

B

A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.

C

A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.

D

Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.

E

Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.