Strazzacappa (2001), lembrando Giordano, faz uma análise
das dicotomias presentes na modernidade capitalista atual
e percebe que, na educação, a arte e a ciência reforçam
estas distâncias. Diz ser lastimável a regra de estabelecer
distinção segundo a qual a primeira se aprende como atividade
lúdica e a segunda como atividade séria e constrangedora.
Dessa reflexão, conclui-se que
A
os questionamentos sobre arte na escola devem ser
sobre a presença da ludicidade e da importância da
recreação para o ensino de arte na escola.
B
a arte é apenas um ambiente de exploração dos potenciais
lúdicos e a ciência um local de exploração do
pensamento racional e formal.
C
a separação entre arte e ciência reforça a ideia de
que os dois campos devem permanecer como locais
separados e de produção do conhecimento distintos
e não penetráveis.
D
a autora critica não apenas a ausência do lúdico nas
disciplinas científicas ministradas na escola, mas
também a falta de seriedade no ensino de arte, o que
corrobora a falsa ideia de que o ensino da arte seja
supérfluo e recreativo.